28 de janeiro- Dia do Auditor Fiscal Trabalhista

Parabéns aos Auditores Fiscais do Trabalho: Reconhecimento e Gratidão a Todos os Profissionais da Categoria

Infelizmente, a data não celebra apenas o papel fundamental do auditor fiscal, mas sim, um triste episódio: a chacina de Unaí. No dia 28 de janeiro de 2004, há dezesseis anos, os auditores fiscais João Batista Lage, Eróstenes Gonçalves e Nelson Silva, além do motorista Aílton Oliveira, foram assassinados enquanto trabalhavam na fiscalização de uma denúncia, em Unaí (MG). Por isso, a data também celebra o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo.

Esta é uma singela homenagem a toda classe e à memória desses Auditores-Fiscais do Trabalho.

Algumas datas comemorativas trazem consigo acontecimentos bons e ou ruins, que marcaram a sociedade. Assim é que o Dia das Mulheres é comemorado no mesmo dia do assassinato de operárias grevistas que lutavam por melhores condições de trabalho e redução da jornada, em Nova York, em 1857. Já o Dia da Consciência Negra relembra a morte de Zumbi dos Palmares, e a resistência dos africanos contra a escravidão e a opressão a que estavam submetidos, ocorrida em 1695. O dia 28 de janeiro não podia ser diferente! Nesta data, comemora-se o Dia do AuditorFiscal do Trabalho – Lei nº 11.905/2009 – e o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo – Lei nº 12.064/ 2009.

Profissionais que desempenham atribuições de várias profissões, os Auditores-Fiscais do Trabalho zelam pela saúde do trabalhador, protegem e promovem a segurança no meio ambiente do trabalho. Auditam o FGTS, verificam livros fiscais e analisam demonstrativos contábeis. Fazem o papel de psicólogo ao receber empregados que só querem ser ouvidos e o de assistentes sociais ao assistirem os empregados, encaminhando-os aos lugares devidos, informando-lhes sobre direito, mostrando o trâmite que devem seguir. E ainda, na área jurídica, mediam os conflitos, conciliando as partes e exigindo a aplicação do Direito Laboral.

Como servidores públicos dão o seu suor, seu sangue e até sua vida – Unaí nunca mais! – para que haja justiça e equilíbrio entre as forças que compõem a relação de trabalho.

28 de janeiro: Dia dos Auditores-Fiscais do Trabalho! Dia de firmar o compromisso de combate ao trabalho escravo, da não aceitação ao trabalho infantil; de atenuar a desigualdade com a exigência do cumprimento de cotas de aprendizagem e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, de reafirmar que todo trabalhador deve ser tratado com dignidade, tanto pelos empregadores como pelo governo na sua reforma trabalhista e previdenciária.

Dia muito significativo para a categoria e ao mesmo tempo triste pelas lembranças que traz.

Dia de valor e luta para que conquistas sejam preservadas e para que o ataque ao mundo do trabalho seja devidamente combatido.

Salve o Auditor-Fiscal do Trabalho!

Editado, adaptado e publicado por Waldeck José

Autoria: Carlos Alberto de Oliveira- Auditor Fiscal do Trabalho do RJ

Publicação original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *