Na tarde do dia 02, quinta-feira, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) oficializou a posse de mais um desembargador. O novo membro do colegiado da Corte estadual é o juiz Ubiratan de Almeida Azevedo.
Escolhido desembargador durante sessão plenária realizada em dezembro do ano passado, Ubiratan agora ocupará oficialmente a vaga deixada pelo desembargador Adalto Dias Tristão, que era o decano do Tribunal.
O critério para a escolha do nome do juiz da ocasião foi o merecimento. Ele compôs a lista tríplice com os nomes dos juízes que concorriam a vaga por três vezes consecutivas, até ser efetivado desembargador.
Na escolha cujo critério é o merecimento, juízas e juízes que figurem na lista tríplice por três vezes consecutivas ou cinco vezes de forma alternada, recebem a promoção.
O novo desembargador recebeu 27 votos pela aprovação do seu nome. Ele tomou posse administrativamente no final do ano, passando a compor a 2ª Câmara Criminal do TJES.
Durante a solenidade do Pleno do Tribuna, Ubiratan lembrou que, em seus quase 30 anos de trajetória na magistratura, passou por diversas Comarcas, como Bom Jesus do Norte, Ecoporanga, Rio Novo do Sul, Vila Velha e Vitória, e também foi juiz assessor especial da presidência, juiz corregedor e juiz membro efetivo do TRE, onde muito aprendeu.
“Por onde eu trabalhei fiz amizades e acumulei experiências únicas que contribuíram para a minha evolução como profissional e especialmente como ser humano. Naquele tempo seria utopia idealizar a imensa transformação social, moral, política, econômica e tecnológica que a sociedade alcançou. Contudo, mesmo vivenciando todas essas mudanças, posso assegurar que algo se manteve inabalável e me guiou por todo o caminho percorrido: o desejo de Justiça e de ser justo”.
Para o magistrado, essa vontade de contribuir para uma sociedade mais justa não mudou e a perseverança de fazer o melhor o acompanha nesta nova etapa da carreira.
“Aqui estou eu, ávido por desafios e enfrentamentos das diversas questões jurídicas que se revelam através dos processos. Comprometendo-me a prestar um serviço jurisdicional sério, imparcial e técnico, com ênfase na proteção e garantia das normas postas na Constituição Federal e em defesa do Estado democrático de direito”, destacou o empossado.
Veja o currículo do novo desembargador do TJES:
O desembargador Ubiratan Almeida Azevedo é formado como bacharel em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, tendo se graduado também como bacharel em Direito pela Universidade de Vila Velha, possui em seu currículo pós-graduação em Direito do Estado pela UFES e mestrado em Direito pela Steinbeis University Berlin em Munique, Baviera na Alemanha, além disso, o desembargador dispõe de diversos cursos de aperfeiçoamento, seminários, palestras, e congressos na área jurisdicional.
O magistrado iniciou sua carreira em 1994, atuando como juiz titular da Comarca de Bom Jesus do Norte e passou com o mesmo título pela 1° Vara da Comarca de Ecoporanga, a 1° Vara de Órfãos e Sucessões da Serra e a 2° Vara da Fazenda Municipal de Vila Velha.
Ubiratan também adquiriu o postou de diretor dos fóruns de Vila Velha e das Comarcas de Bom Jesus do Norte e Rio Novo Sul, bem como, realizou substituições operando como Juiz na Vara da Fazenda Municipal de Vila Velha e nas Varas Criminais, Cíveis de Vila Velha e Vitória, tal qual, na 1° e 2° Varas Criminais de Cachoeiro de Itapemirim, algumas Comarcas pelo Estado e na 3° Entrância.
Entre os anos de 2000 – 2003, foi designado Juiz Corregedor duas vezes, e, uma vez entre o período de 2012 – 2013.
Além disso, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), substituiu os desembargadores Carlos Henrique Rios Amaral e Adalto Dias Tristão, foi também, designado como Juiz Auxiliar do Tribunal em 2015, atendeu como, Juiz Assessor Especial da Presidência duas vezes entre 2004 – 2007 e Juiz Assessor Especial da Vice-Presidência no ano de 2015.
Com Informações Ascom TJES
Publicação: Waldeck José