Feiras Livres Contra o Trabalho Infantil

Ações identificam 42 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na Grande Vitória

Duas ações importantes no combate ao trabalho infantil foram realizadas em feiras livres da Grande Vitória durante o mês de março, dentro do âmbito do Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil. No dia 12, a iniciativa aconteceu em Aribiri, Vila Velha, e no dia 25, em São Pedro, Vitória.

As operações resultaram na identificação e no cadastramento de 42 crianças e adolescentes em situações de trabalho infantil, atuando como vendedores ambulantes e carregadores de mercadorias. Ações como essa destacam a necessidade de reforçar o combate às violações dos direitos da infância.

A mobilização reuniu diversos agentes e instituições comprometidos com a causa. Participaram os auditores-fiscais do Trabalho Péricles Rocha de Sá Filho, coordenador do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil da Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo (SRT/ES), e Márcia Silva Cardozo Bragatto. As juízas Denise Marsico e Juliana Carlesso, do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17), também estiveram presentes, como gestoras regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.

A força-tarefa contou ainda com representantes de organizações de formação profissional, como CIEE, Instituto Formar e CESAM, além de equipes das secretarias municipais de Assistência Social, membros do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), profissionais do CREAS e fiscais de postura das feiras. Guardas municipais atuaram na segurança das ações, que em Vila Velha tiveram a colaboração de um padre do Salesiano e estudantes da UniSales.

A iniciativa reafirma a importância da articulação entre diferentes setores para enfrentar o trabalho infantil, garantindo às crianças e adolescentes direitos fundamentais, como a educação e a proteção social.

Com Informações do TRT17

Reportagem: Waldeck José

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *